Havia indústria no Brasil?

Antes da vinda de Dom João era proibido instalar indústria aqui. Dom João anulou essa proibição, mas assim mesmo nossa indústria não se desenvolveu. Vamos ver por quê.

Para instalar uma indústria, é preciso ter: dinheiro, máquinas, matérias-primas, mão-de-obra, energia, transporte e mercado consumidor.

Quando falta algum desses elementos, a indústria não se desenvolve. Se não houver dinheiro, por exemplo, como comprar máquinas e matérias-primas? Se não houver transportes, como levar as matérias-primas até a fábrica e os produtos industrializados da fábrica para os consumidores? Se a população não tiver dinheiro para comprar, que adianta produzir mercadorias? Se não houver energia, como as máquinas podem funcionar?

Você mora numa cidade pequena do interior? Se não mora, conhece alguma?

Você já reparou como algumas cidades possuem bem poucas indústrias? Por quê?

Se você analisar bem, verá que é porque, na região, faltam transportes, dinheiro, fontes de energia etc.

Na época do Primeiro reinado, o Brasil tinha vários desses problemas.

Como você já viu, havia bem pouco dinheiro no Brasil naquele tempo. E é claro que, sem dinheiro, não era possível importar as máquinas necessárias. Além disso, a Inglaterra dificultava a venda de máquinas ao Brasil, pois queria vender aqui seus próprios produtos industrializados. Isso acontecia, por exemplo, com a indústria de tecidos. O Brasil produzia algodão de boa qualidade. No entanto, a Inglaterra tinha uma indústria têxtil muito avançada e por isso conseguia produzir tecidos bem melhores do que os produzidos no Brasil. Além disso, não vendia ao Brasil os teares necessários para montar fábricas modernas.

Havia ainda o problema dos transportes. Naquela época, a pequena população do Brasil estava separada por longas distâncias, com poucos meios de comunicação. Não havia estradas de ferro, os produtos eram transportados geralmente no lombo de animais.

Faltava também mercado consumidor.  Grande parte da população era formada por escravos que, evidentemente, não tinham dinheiro para comprar mercadorias. Apenas um pequeno número de pessoas podia consumir produtos industrializados.

E a energia?

Você sabe que este é um fator importantíssimo para a indústria. Naquela época, as fontes de energia disponíveis no Brasil eram: lenha, vento, água e forças humana e animal. Não havia energia elétrica. As máquinas das fábricas eram movidas a vapor. Para aquecer as caldeiras onde se produzia vapor, usava-se lenha e carvão mineral. Lenha, o Brasil tinha bastante; mas carvão, que era o combustível industrial mais importante, é escasso em nosso território.


Por todos esses motivos, a indústria não se desenvolveu durante o Primeiro Reinado. 

(BELTRAME, Zoraide V. Estudos Sociais. São Paulo: Ática, 1987. p. 81-83. 6° série. Apud. CAPÍTULO 1: D. Pedro I governa o Brasil. [S.l.: s.n., s.d] p.32. Texto para leitura).